A Associação Angolana para a Educação de Adultos (AAEA) deu início, no passado dia 15 de outubro, a Formação Sobre Gestão de Micro e Pequenos Negócios, destinada a capacitar os jovens dos grupos de interesse comum da Quibala, Cassongue e Amboim, na comunidade local da Quibala, província do Cuanza Sul. A iniciativa faz parte de um esforço contínuo da AAEA para fortalecer o empreendedorismo entre os jovens e outros membros vulneráveis das comunidades, visando promover o desenvolvimento económico local.
A formação, levada a cabo pela AAEA no âmbito do Projecto Caminhando Juntos II, teve como objectivo proporcionar competências fundamentais para a criação e gestão sustentável de pequenas inciativas geradoras de renda, permitindo aos participantes desenvolverem as suas actividades de forma mais organizada e productiva. Com 21 horas de formação, o evento, que se desenrolou na Quibala, contou com a participação de 29 indivíduos, dos quais 17 homens e 12 mulheres, com as idades compreendidas entre os 19 e 42 anos, teve início a 15 de outubro e estendeu-se até ao dia 17 do mês referido acima.
Os principais beneficiários desta ação são jovens empreendedores, membros de grupos de interesse comum, com profissões como: comerciantes de produtos diversos, carpinteiros, padeiros, barbeiros, artesãos, entre outros, que muitas vezes enfrentam desafios para manter ou expandir seus negócios devido à falta de formação e apoio adequado. A formação visa capacitar grupos compostos principalmente por jovens em gestão de micro e pequenos negocios e a aprendizagem de como manusear valores e resgatando a cultura de poupança, estando estes interessados em iniciar ou melhorar as suas pequenas iniciativas geradoras de renda. Estes grupos enfrentam grandes dificuldades devido à escassez de recursos, conhecimento técnico e acesso a fundos rotativos, que são os desafios comuns em regiões rurais de Angola.
A AAEA continuará a monitorar o progresso dos empreendedores capacitados, com o objetivo de garantir que os conhecimentos adquiridos possam ser aplicados de maneira eficaz nas suas comunidades.