AAEA e Totticogo reforçam implementação do MOSAP III com recrutamento de facilitadores

A Associação Angolana Para Educação de Adultos (AAEA), em consórcio com a Totticogo, concluiu, entre os dias 19 e 24 de Janeiro de 2026, o processo de recrutamento e selecção de facilitadores/alfabetizadores das Escolas de Campo (ECAS), no âmbito do Projecto de Transformação da Agro-pecuária em Angola – MOSAP III, em que as duas instituições vão implementar a componente da alfabetização nas Escolas de Campo de Agricultores (ECAs).

A iniciativa teve lugar nas províncias de Benguela, Cuanza Sul, Huíla, Icolo e Bengo e Namibe, com o objectivo de reforçar as competências funcionais de leitura, escrita e numeracia dos beneficiários do projecto, promovendo maior inclusão social e melhoria das práticas produtivas nas comunidades rurais. No total, foram seleccionados 141 facilitadores/alfabetizadores, que irão assegurar a dinamização de 169 círculos de alfabetização, beneficiando directamente cerca de 4.764 pessoas adultas com necessidades de alfabetização.

O processo de selecção seguiu uma metodologia incluindo a análise de perfis académicos, locais de residência, entrevistas semi-estruturadas, avaliação da comunicação oral e provas escritas, garantindo a escolha de candidatos com competências pedagógicas e compromisso comunitário.

Após a conclusão do processo de recrutamento, seguirá a fase de formação dos facilitadores/alfabetizadores, esta prevista para Fevereiro de 2026, em todas as províncias abrangidas pela fase inicial do projecto. As etapas seguintes incluem a preparação logística dos círculos de alfabetização, a mobilização comunitária, a implementação das turmas, bem como a supervisão e avaliação contínua das actividades formativas.

Com esta acção, a AAEA vê uma oportunidade de expansão do seu raio de intervenção geográfica, assim como o da metodologia APLICA/REFLECT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *