AAEA defende inclusão de alfabetizadores no acto central do dia internacional

A Associação Angolana para Educação de Adultos, participou, no último dia 9 de setembro (segunda-feira), do acto central em alusão ao Dia Internacional da Alfabetização. Evento organizado pelo Ministério da Educação que teve lugar na Fundação Arte e Cultura, Galeria Tamar Golan, em Luanda, com o objetivo de celebrar a importância da alfabetização e reforçar o compromisso com a educação de jovens e adultos em Angola.

O Dia Internacional da Alfabetização é uma efeméride global celebrada desde 1967 para sensibilizar a sociedade sobre o papel fundamental da alfabetização no desenvolvimento pessoal, social e econômico. A celebração na Galeria Tamar Golan foi uma oportunidade para reforçar o impacto da alfabetização na inclusão social e no empoderamento das comunidades mais desfavorecidas.

A AAEA propôs, por meio do discurso feito pelo seu representante, Altino Nunes, a inclusão dos alfabetizadores no modelo em que se pretende conceder acesso gratuito ou soubvencionado aos demais beneficiários (estudantes, pessoas com NEE, etc) aos transportes públicos e a criação de um sistema de microcrédito didáctico para estímulo de iniciativas geradoras de renda.

O evento contou com a participação de entidades goveramentais, parceiros sociais, jovens representantes de grupos de interesse comum e o público das redondezas da Galeria, na Ilha de Luanda. Durante a sessão, foram abordados temas relacionados à educação de adultos, discutindo desafios, conquistas e um painel de histórias de sucesso com a demonstração das mudanças que a alfabetização tem na vida das pessoas.

Com este evento, a AAEA reafirma seu compromisso em promover a alfabetização como um direito humano essencial, essencial para o desenvolvimento sustentável de Angola e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *