A Associação Angolana para a Educação de Adultos (AAEA), marcou presença, na última terça-feira (29), na actividade promovida pelo Ministério da Educação, em parceria com o Governo Provincial de Icolo e Bengo, realizada no Estabelecimento Penitenciário de Calomboloca, província de Icolo e Bengo, no âmbito da celebração do Dia Internacional da Alfabetização,
Sob o lema “Alfabetização na era digital, Comunidades Sustentáveis e Inclusivas”, o acto teve como principal objetivo promover a inclusão educativa e social de jovens e adultos que não tiveram acesso à conclusão dos estudos em idade regular, bem como homenagear facilitadores e alfabetizados, tanto para os que se encontram liberdade, quanto para os que se encontram privados da sua, em ajustes de contas com a lei, tendo concluído o Módulo III da Educação de Jovens e Adultos (EJA),
A cerimónia contou com a presença de autoridades locais, representantes do setor da Educação e da direção prisional. O programa incluiu a apresentação da mesa de presidência, mensagens de boas-vindas do Superintendente Prisional Chefe Menezes Cassoma, momentos culturais e, em destaque, a entrega de certificados de mérito aos alfabetizadores e alfabetizados.
Para a AAEA, esta actividade demonstra a relevância da alfabetização como instrumento de reintegração social, contribuindo para que cidadãos privados de liberdade tenham acesso ao conhecimento e possam construir novas perspetivas de vida.
“A alfabetização, como parte da educação, é um direito fundamental e deve ser assegurada em todos os contextos, incluindo o penitenciário. A educação é a base para comunidades mais justas, inclusivas e sustentáveis”, destacou a representação da AAEA, na pessoa de Altino Nunes, técnico sénior.
Com iniciativas como esta, reforça-se a importância da educação de adultos na construção de uma sociedade com menos desigualdades e maiores oportunidades de inclusão social e económica.