JMJ avalia Projecto Caminhando Juntos II implementado pela AAEA no Cuanza-Sul

A empresa de consultoria JMJ, realizou, entre os dias 26 e 31 de Outubro de 2025, na província do Cuanza Sul, a avaliação final do “Projecto Caminhando Juntos II”, com o objectivo de recolher informações sobre o impacto do mesmo, envolvendo as actividades de alfabetização e de incentivo à criação de pequenas iniciativas geradoras de renda, como factores predominantes na implementação do projecto, que terá atingido o seu último semestre de implementação, tendo o seu início em Abril de 2023.

A avaliação foi realizada nos municípios de Amboim, Quibala, Cassongue e Pambangala, e baseou-se na realização de entrevistas, grupos focais e observação focalizada aos locais onde decorre o processo de alfabetização, às iniciativas de pequenos negócios resultantes dos fundos rotativos distribuídos pela AAEA e às escolas de campo.

As actividades foram direccionadas a técnicos das administrações municipais cujas áreas dialogam directamente com o projecto, autoridades tradicionais e religiosas, técnicos de campo, supervisores municipais, facilitadores e beneficiários directos. Incluíram igualmente a aplicação de inquéritos a homens e mulheres participantes dos círculos de alfabetização e dos grupos de interesse comum, bem como visitas de observação às actividades económicas e educativas apoiadas pela AAEA. As dinâmicas de grupo permitiram recolher percepções qualitativas sobre as mudanças sociais e económicas geradas pela intervenção, valorizando o testemunho directo das comunidades.

O Projecto Caminhando Juntos II tem vindo a apoiar cerca de 3.736 mulheres e homens em situação de vulnerabilidade, promovendo a alfabetização, a geração de rendimento e a inclusão social, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável e participativo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *